sexta-feira, 23 de abril de 2010

Serra da Fumaça, Guia ZéRoberto

O passeio para a Serra da fumaça não é o mesmo sem a presença exuberante do guia ZeRoberto, com seus extintos apuradíssimos ele consegue distribuir emoções jamais alcançada por outros guias.

Ao chega no provado de Lutango você já se depara com um frio de bater o queixo, depois de tudo pronto começa a caminhada de morro abaixo, isso mesmo.

Uma caminhadinha de uns 5 minutos que deixara lembranças. Depois de passar por um curral chegamos ao riacho onde muitos sem sucesso tentam não molhar seu tênis, daí em diante temos pouca elevação, só mais na frente é que começa de verdade a grande jornada.

A caminha tem sua primeiras elevações a parti de agora, você se depara com uma súbita chata que vai minando sua focas, o ideal é você sempre da uma paradinha pra respirar pois o pior ainda esta por vim.

Com passos largos você começa e desse por meio das arvores, com isso muito começam a ficar sem oxigênio, se sentirem bem cansados e até passarem mal, a recomendação é que a pessoa continue andando, pois lá na frente tem uma subida onde o ar aparece e você pode ver as luzes da cidades vizinhas, daí em diante tudo melhora pois bem abaixo dessa subida vem um segundo riacho onde tem-se uma parada obrigatória de uns 30 minutos pra recobrar as forcas.

Depois de recobrar as forças é hora da pior parte, daí pra frente a subida é bastante íngreme e cansativa, em um nível que chega a uns 80 graus de elevação a pessoa chega a se apoiar com as mãos para andar melhor.

O trecho não é tão grande mais se torna demorado pela elevação, o primeiro sinal e o mais esperado por muitos que já foram lá é a chegada do paredão, pra você ter uma idéia a partir desse local já tem até sinal para celular.

Mas uns vinte minutos de subida é chegado o topo, digo o topo e não o fim, com mais uma descansada merecida e ao mesmo tempo uma forma de esperar os retardatário , a galera se reúne formando uma fila indiana pois teremos mais meia hora á quarenta minutos de caminhada até chega ao acampamento, lama, merda de vaca, escorregões etc estão por vim nessa caminhada.

Daqui pra frente amigo é só mordomia, com as barracas armadas e um riacho de águas térmicas mais na frente (pra não dizer ao contrario)

O acampamento tem posicionamento estratégico ele da acesso a todas as maravilhas da serra, vejamos algumas a sua esquerda

4 comentários:

  1. NOSSA!!!!SOU LOUCA POR UM PASSEIO ASSIM...MAIS O MEU ESPOSO NAO GOSTA DE SAIR DE CASA,AI FICA DIFICIL FAZER O QUE SE GOSTA.ESSE LUGAR E LINDOOOOO!!!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Vamos fazer Parceria
    http://serradafumacalutanda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir